Está claro que a atividade física é um dos melhores aliados para perder peso, combinando, sempre, com uma dieta equilibrada e saudável. E, sem dúvida alguma, se perder peso é, podemos afirmar que a natação é a atividade que mais benefícios para o nosso corpo, já que molda nossa figura, e faz trabalhar todos os nossos músculos.


Uma boa alternativa a natação é o trabalho na água. A hidroginástica é uma prática muito completa, já que aproveita todos os benefícios relacionados com o exercício na água para melhorar a condição física. Junto com a natação, possuem um efeito terapêutico e anti-stress muito favorável, ajudando a estar bem no corpo e na mente.hidroginástica


O ideal é praticar hidroginástica de forma regular, pelo menos uma hora, duas vezes por semana. Assim melhorará a sua condição cardíaca, a flexibilidade, a coordenação motora global, o ritmo e a agilidade. Além disso, corrige a postura, contribui para o relaxamento, desenvolve a condição física, proporciona ao indivíduo uma aparência mais jovem e diminui a probabilidade de contrair doenças. Entre seus benefícios, a nível psicológico, afirma-se que a hidroginástica proporciona maior capacidade de resistência ao stress, melhorar a auto confiança e a auto-estima e ajuda a prevenir doenças psicossomáticas como a depressão ou as fobias E é que o simples fato de estar na água origina prazer e alivia as tensões musculares, ocasionando um grande bem-estar físico e mental. E é que como são utilizados mais fibras musculares e há maior gasto calórico que a ginástica tradicional, este exercício é ideal para combater o excesso de peso quase sem se dar conta.


Outra das vantagens de praticar hidroginástica é que evitamos o calor e a umidade do verão.
Assim é que ao falar do fitness aquático e hidroginástica, nos referimos a praticar exercícios na água. Assim, se há o dobro de esforço do que na superfície e queimam muitas calorias, Além disso a água massagear constantemente nosso corpo e nós fazemos o exercício em ambiente mais relaxante do que existe.


A hidroginástica é ideal para:



  • Pessoas com problemas cardiorrespiratorios ligeiros ou moderados.

  • Pessoas sedentárias e de pouca atividade física em seu dia-a-dia.

  • Problemas psicomotoras, de coordenação dinâmica geral e equilíbrio, tanto dinâmica quanto estática.

  • Falta de tônus muscular, raros e atrofia geral.

  • Pouca mobilidade articular e flexibilidade.

  • Pessoas nervosas, intranquilas, estressadas e com dificuldade para relaxar.

  • Problemas de baixa auto-estima, pouca auto-confiança e de expressão negativa no devir diário.

  • Atitude, postura incorreta.

  • Falta de ritmo e agilidade.

  • Lesões gerais de toda a coluna vertebral (cervical, dorsal e lombar)

  • Pessoas com obesidade

  • Grávidas

  • E em geral para todas as pessoas amantes do meio aquático, e com vontade de fazer exercício.

Queimar gordura na água


Está comprovado que a forma de queimar gordura na água é nadar ao ritmo aeróbico, ou seja, mais de 30 minutos seguidos e assim se começa a queimar gorduras. Há que ter em conta que um trabalho aeróbico implica um ritmo constante e suave, que não necessariamente problemas, mas é o que se deve conseguir manter um ritmo confortável para o nosso corpo.
Por exemplo, se um recém começa, você pode treinar nadando de 1000 a 2000 metros por dia, mas se você quer queimar gordura, você deve chegar a nadar 4000 metros seguidos.


Vantagens de nadar



  • A natação é um esporte que vai muito bem com qualquer dieta, já que se pode fazer de acordo com o nível de intensidade e se desenvolve a musculatura.

  • Na natação trabalha quase todo o seu corpo, e a prática desta modalidade esportiva evita o risco de lesões ou dores posteriores, seja por acidente ou simplesmente pela idade.

  • Em especial, a natação é muito bom para a coluna.

Exemplo de treino


Para conseguir um bom treinamento deve-se ter em conta que os longos em cada exercício são à escolha, embora, cada semana devem ir superando. Além disso, pode ser uma tabela ou pull, como complemento.



  1. Aquecimento/ alongamento por 15 minutos

  2. Com a tabela em mãos, croll dando braçada só com um braço, em seguida, mudar de braço

  3. Com os dois braços, e pernas fixas, com um pull-boy entre as pernas para não movê-los, apenas dirigem

  4. Croll completo

  5. O mesmo do anterior, mas o estilo costas e depois com o outro

  6. Volta completa

  7. Peito ou estilo peito apenas um braço

  8. Peito completa

  9. Baixe o ritmo com exercícios relaxantes, saltos, mergulhos curtos, etc.