Agosto 31, 2006
Blog Day
Eu não só resolvi participar do Blog Day como estrear o template novo que eu estava guardando para a mudança de endereço. O próximo post será aqui: www.outroblogdamary.blogspot.com, não esquecendo que o endereço www.outroblogdamary.vodka.at continuará funcionando.
Antes dos indicados, uma linda história que deve ser contada, um verdadeiro conto de fadas da era digital, no qual eu tive o (des)prazer de ser a fada.
Bom, quem lê o blog com alguma freqüência e/ou chegou a ver o post sobre votos nulos, percebeu que eu linkei um perfil do Yahoo! Respostas para dar crédito de um texto que eu copiei. Eis que a menina por trás do perfil descobriu o blog em uma busca e acabou chegando no meu perfil do orkut, onde deixou um scrap simpático sobre eu tê-la linkado. Ora, ela queria, com toda a razão, saber onde tinha dado autorização escrita para que eu pudesse fazer tal coisa. Muito razoável.
Durante a troca de gentilezas via scrap, ela continuou lendo o meu blog.
Afinal, é um blog muito bom 
Mas um post em especial chamou a sua atenção. Era sobre supostas irmãs-anime, com quem eu parecia ter tido algum tipo de desentendimento. O nome Cha-Chan tocava um pequeno sino no fundo do seu consciente... Então a garota visitou o perfil de Cha-Chan, devidamente linkado, e que grande surpresa: elas eram amigas de infância e não se viam há mais de quinze anos!
Lindo! Outro Blog da Mary, promovendo reencontros desde fevereiro/2006.
Blog Day!
Aqui estão minhas sugestões. Coincidência ou não, a maioria são blogs que conheço há um tempo e que estão nos links. São todos da comunidade, conforme combinado:
1. Alter Ego
Adoro o ponto de vista da Bruna sobre o mundo exterior e o jeito despretensioso com que ela o conta.
2. Formador de Opinião
Acho que o nome do blog é suficiente.
3. Márcio Pimenta
É um blog sério, no melhor sentido da palavra. Se destaca, com certeza.
4. On The Rocks!
Histórias do dia-a-dia com uma pitada de personalidade. Um blog colorado, definitivamente.
5. Sabedoria de Improviso
Vários poemas bonitos, além de algumas narrações excelentes.
Já esses são blogs "de fora":
1. Anônimo Incógnito
Um menino topetudo procurando uma dama de bom coração. Inspirado nas antigas conversas de mIrc.
2. Circo sem Futuro
Cheguei nele por acidente e acabei morrendo de rir com os posts. Infelizmente está um pouco abandonado...
3. Leis de Murphy
Hilário, já leio há muito tempo. A sorte do cara ainda não mudou.
Agosto 28, 2006
Adoro notas de rodapé
Himmlisch ist's, wenn ich bezwugen
Meine irdische Begier;
Aber noch wenn's nicht gelungen,
Hatt'ich auch recht hubsch Plaisir!
Alemão: "Era celestial quando eu dominava / Meus desejos terrenos; / Mas quando não o conseguia, / Pelo menos eu me dava um prazer!" (Heine, Nachlese zu "Heimkehr").
Do livro mais lindo do mundo, óbvio!
Agosto 25, 2006
Internet, lugar de loucos II
Criacionistas x Evolucionistas
Para não ficar enfadonho, não vou contar a história de nenhum barraco desta vez, mas simplesmente o desenrolar de um tópico presenciado por mim, estupefata.
O tópico propunha aos membros que falassem sobre suas "opiniões absurdas", aquela que você tem e mais ninguém, da qual todos discordam. Dentre pessoas maldizendo Kafka, falando que Johnny Depp "não atua tão bem assim" e que Los Hermanos é medíocre, me deparo com o seguinte:
"Acho uma papagaiada esse papo de que o Homem descende dos macacos. Homem é Homem, macaco é macaco. Darwin chegou bem perto, mas faltou pra ele a revelação que eu já tive. Os criacionistas também chegaram perto, mas para eles faltou a humildade de considerar que Darwin descobriu parte do que realmente aconteceu. Um dia eu conto de onde viemos e para onde iremos"
Falou aí, Deus!
E, quando disseram que esta pessoa era "o Demo", ela respondeu:
"Não acredite em demônios. Acredite em humanos, acredite nos catraquianos. Catraquianos eram os humanos que construíram a Terra para que a nossa espécie pudesse continuar existindo. Se não fosse por eles, eu não estaria aqui para contar a história e vocês não estariam aí pra ler parte da revelação maior"
Por favor, alguém diz que é brincadeira? Eu pesquisei "catraquianos" no Google e não obtive qualquer resultado hehe. Fica aí a graça, caso seja sério, e o bom humor do ser, caso seja brincadeira. Assim espero...
Leia:
Internet, lugar de loucos
(...)
Fui me vangloriar da semana de folga e o tiro quase saiu pela culatra. Só sobrou sexta-feira pra descansar de verdade. Tive que acordar com horário quarta e quinta, passar o dia fora de casa e/ou fazer coisas cansativas, bem cansativas...
Se bem que ontem acordei cedo para fazer minha inscrição no Circuito Universitário de Truco. Cheguei às oito e meia no lugar, sendo que abria às 16h... Fui preparada e conformada com as seis horas e meia de espera. Porém, três horas mais tarde, a organização teve a maravilhosa idéia de distribuir senhas. Eu peguei a de número dois, voltei às quatro e fui a primeiríssima a fazer a inscrição. Ainda ganhei duas camisetas, um baralho e quatro convites. Agora, quem souber fazer maço ou tiver sorte sobre-humana, por favor, dê uma ajudinha até quarta que vem.
O primeiro lugar das 64 duplas ganha um pacote aéreo para o nordeste. O segundo, duas caixas do rum patrocinador, que será servido de graça, em drinks, até a meia-noite. Se eu perder (provável), pelo menos vou aproveitar. Pior de tudo é que a balada rola na ante véspera da apresentação de um trabalho. Então, quem quiser apresentar o trabalho por mim, dê um toque até quarta também, pra dar tempo de decorar o resumo... digo, aprender.
Quem quiser ir, é no Empório, dia 30 de Agosto, a partir das 21h. Convites comigo 
(...)
Minha vó tem muitas jóias, mas só usa no....
O que acontecerá agora que Plutão não é mais um planeta??? Todos os macetes terão de ser reformulados...!
Agosto 22, 2006
Internet, lugar de loucos
Na internet se encontra maior variedade de pessoas que no centro da cidade ou na universidade, talvez porque algumas características só aflorem com o anonimato. Excluídos os pedófilos, nazistas, homofóbicos, pregadores do ódio, mal-tratadores de animais, são-paulinos seguidores da seita ceni e afins, os tipos que eu menos suporto são aqueles que acham muito de si, os arrogantes, pedantes, como quiserem.
Eis aqui uma coletânea de situações por que passei no orkut, a maioria na comunidade Eu tenho um blog!, linkada ao lado. Lá, existe um tópico intitulado "Dê sua nota ao blog acima" onde, claramente, a pessoa deve avaliar o blog acima e deixar o seu. É o maior causador de discórdia. Não deixarei de alfinetar algumas das pessoas que me atormentaram (e seus blogs
), mas manterei o anonimato daquelas que não me fizeram nada, além de ter opiniões... er, diferentes.
As irmãs-anime
O primeiro grande barraco da comunidade aconteceu quando, ao avaliar um blog, eu disse:
"Eu abri seu blog no Firefox e ele ficou todo torto, tente arrumar isso. Aí eu tentei clicar com o botão direito pra ver no Explorer e abriu uma janela de comandos chata. Também achei o blog muito carregado, figuras demais... Nota 6"
A dona, de apelido Cha-Chan, 20 anos, amante de animes e mangás, respondeu:
"+ meu blog é pra ser aberto no internet explorer!! ñ posso fazer nada c no seu ñ abre direito!! sua nota é 6 tb!! sem recentimentos"
Embirrei e respondi ironicamente. Pronto, estava feito. Isso e mais pode ser visto aqui e nas páginas seguintes. A partir daí, eu a ignorei e ela abriu um tópico para lavar a roupa suja em público. Muitos erros de português (diverção, univercidade) e membros a irritando depois, a criança resolveu chamar a irmã, apelido Miaucy, 23 anos, amante de animes e mangás, estudante de direito (ô raça ruim!), para ajudar.
E lá veio ela toda rebuscada, tentando encaixar um palavreado jurídico no meio da discussão, xingando membros por terem entrado na briga alheia sendo que ela fez exatamente o mesmo, porém um pouco pior. Depois que a minha (pouca) paciência se esgotou, comecei a pegar pesado nas respostas, incluindo correções gramaticais, semânticas e, finalmente, zoando o perfil dela, porque ninguém é de ferro.
As pérolas da coitada incluem "passei com louvor no teste psicotécnico" e "nunca precisei usar o dicionário" (bem se vê). Seriam muitas outras se as duas não tivessem resolvido, para a infelicidade da maioria dos membros da comunidade, apagar os seus posts. Para os interessados/desocupados, eis o resquício. Bem engraçado.
(...)
Folga bem merecida o resto da semana. Não, não é feriado... é paralisação (greve de no máximo três dias, hehe).
Agosto 21, 2006
Anna Kariênina, de Liev Tolstói
A segunda ou terceira vez que eu o encontrei na livraria, uns dois meses atrás, resolvi levá-lo até uma das poltronas e ler um pouquinho, enquanto não desse a hora de encarar a fila pro filme. Bom, na vez seguinte, ele não estava lá. Achei muito provável que alguém tivesse comprado, apesar de um resquício de esperança dizer que podiam tê-lo guardado no lugar errado, já que eu o larguei em outra seção.
Bem, lá estava ele esse fim de semana. Não hesitei: dei o primeiro passo. Tudo deu certo e agora estamos juntos, enquanto digito este texto. São 816 páginas, oito ilustrações, um quilo. Um quilo de livro! Vem com uma caixa protetora, enfim, é o livro mais lindo do mundo. Clique para ver maior:
A capa protetora,
com o nome do autor (de um lado)
e do livro (do outro) em alto relevo.
A capa do livro em si
Juntou minha obsessão com a Rússia com a minha obsessão por livros. Perfeito.
(...)
Em setembro, o blog mudará para o Blogspot. Porém, poderá ser sempre acessado através do endereço http://www.outroblogdamary.vodka.at/
Agosto 19, 2006
Livros para (re)ler
- A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera
- O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
- Anna Kariênina, Liev Tolstói
- Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
- O Jogador, Fiódor Dostoiévski
- Carta ao Pai, Franz Kafka
- O Processo, Franz Kafka
- Assim Falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche
- Os Sofrimentos do Jovem Werther, J. W. Goethe
- Hamlet, William Shakespeare
Só para futura referência.
(...)
Acho melhor eu parar de reclamar de boca cheia e me preparar para o que vem, porque às vezes as coisas que parecem mais concretas são as primeiras a ir por água abaixo e as aparências enganam.
Também só para alusão futura.
E chega de frases feitas...
(...)
Não recomendo que limpem seus teclados com Varsol ou Veja Multi-uso porque, além de apagarem as letrinhas, corroem as teclas. Mas, caso o façam, não recomendo que pintem as letras apagadas com canetinha preta, pois eventualmente ficará azul e, depois, verde.
Sobre o texto abaixo, disseram que eu esqueci de pôr a minha opinião e é verdade mesmo. Só para constar, eu concordo com o comentário do Renato no post anterior. Ele disse:
"Eu acho que essa questão dos votos esbarra em outras questões muito mais sérias. A princípio eu sou contra o voto obrigatório. Mas não sei se o voto facultativo ia funcionar no Brasil, onde muita gente não tem consciência da importância de se escolher os representantes. E também acho que ia aumentar o comércio de votos. Acho que o voto facultativo só funciona em um lugar onde as pessoas tem educação e percebem a importância do processo democrático. Sempre disse que o problema do Brasil é a Educação. Sem educação esse país nunca melhora".
Agosto 17, 2006
O voto obrigatório
Foi por causa do voto obrigatório que eu entrei no assunto "eleições". Na verdade, era para estar tudo no mesmo texto, mas como meus posts têm a incrível capacidade de se alongarem, ficou em partes. Quase como Kill Bill, mas com um pouco menos de sangue... Este, pelo menos, não tem artigos (juro!).
Vi, em dois blogs da comunidade, textos sobre o suposto voto obrigatório. Ambos criticavam o fato do voto ser uma obrigação, em vez de um direito. Fui hoje em um dos blogs, o que tratava o assunto com mais profundidade, para reler o texto, mas não o achei. Talvez tenha sido deletado...
De qualquer jeito, após lê-lo pela primeira vez, comecei a pensar se concordava ou não com ele.
Segundo a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos. Essa obrigatoriedade, porém, não impõe ao eleitor o dever jurídico de emitir necessariamente o seu voto. Significa apenas que deverá comparecer à sua seção eleitoral e depositar o seu voto, assinando a folha de votação. Pouco importa se ele votou ou não votou, considerado o voto não o simples depósito da cédula na urna, mas a efetiva escolha de representante, dentre os candidatos registrados. "O dever político-social do voto é que exige uma tomada de posição positiva do eleitor, com efetiva participação no processo político. Por isso é que, a rigor, o voto branco, o voto vazio, ou o voto nulo não são votos, porque não têm eficácia política. Mas com eles, o eleitor cumpre o seu dever jurídico, sem cumprir o seu dever social e político" (José Afonso da Silva, Curso de Direito Constitucional Positivo).
Daí se desprende que o voto é um direito, mas também um dever. Esse dever do voto independe de sua obrigatoriedade jurídica. Há onde o voto seja facultativo, mas sendo um simples dever social, não gera sanção, evidentemente.
Puxa, não tem como falar disso sem esse linguajar chato!
(...)
Internacional, campeão da Libertadores 2006
Pois é, o Inter podia ter o árbitro contra, mas o São Paulo tinha o Rogério Ceni. Como goleiro, ele é um ótimo batedor de faltas
. Nada melhor que ver os bambis perderem com direito a franguinho. Pelo menos agora os torcedores de ocasião baixam a bola, não dava mais para ver aquele bando de gente que nem sabe escalar o time "torcendo" e vestindo a camisa. Aprende o que é impedimento primeiro, por favor.
Parabéns Inter, campeão moral do último campeonato brasileiro e campeão de fato e de direito da Libertadores.
Agosto 14, 2006
A lenda dos votos nulos
Pois é, eu tentei evitar, não entrar em discussões, mas não foi possível. Admito, sou mesmo cabeça dura em relação a vários assuntos, simplesmente não entendo como algumas pessoas podem ter certas opiniões a respeito de algumas coisas. Eu sei, não sou a dona da verdade, cada um tem seus próprios motivos e argumentos, vivo dizendo isso e agora engulo as minhas palavras.
De qualquer maneira, não minto ao dizer que algumas idéias são realmente incongruentes. Pela internet, muitas chegam aos nossos ouvidos (ou às nossas caixas de entrada) e, com a proximidade das eleições, grande parte delas dizem respeito à política. Infelizmente, a muitas pessoas falta o discernimento necessário para separar uma notícia relevante de uma lenda eleitoral. Um exemplo: corre por aí uma mensagem que diz que, numa eleição, se mais da metade dos votos forem nulos (50% + 1, não 51%), novas eleições deverão ser convocadas, e com novos candidatos. Para um entendedor, essa idéia é tão absurda quanto aquela outra que diz que o orkut será pago.
O problema é maior do que parece. Existem sites inteiros sobre o assunto, como o Anule seu voto!, onde podem ser encontrados absurdos como uma Carta de Exigências para o fim da anulação dos votos, que inclui até parte do texto constitucional. Fazendo uma pesquisa, encontrei o seguinte texto no Yahoo! Respostas, que ilustra bem o quanto esta mentalidade está presente, escrito por nineevon:
Bem, essa "lei pouco divulgada" a que nineevon se refere parece ser o art. 244 do Código Eleitoral:"Existe uma lei, pouco divulgada por motivos óbvios que diz, que se a quantidade de votos nulos exceder a quantidade de votos do candidato que está em primeiro lugar, é obrigatório ser realizada uma nova eleição com novos candidatos. E esses candidatos da eleição que o nulo ganhou só vão poder concorrer 8 anos depois. Por isso que as campanhas politicas geralmente sempre vem com aquele papinho: VALORIZE O SEU VOTO. É o medo que eles tem que isso possa acontecer. Pode ir no site do TRE que você acha". (sic)
Este artigo é parte da lei que rege as eleições, a Lei 4.737 de 15 de julho de 1965. Isso significa, realmente, que se houver a nulidade de mais de metade dos votos de uma eleição ela terá que ser feita novamente. Isso é verdade. Porém, o que o site Anule seu voto! parece não saber ou divulgar é que a nulidade de votos não se faz em função de votos nulos. Vejamos o art. 220 da lei supracitada:Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de vinte a quarenta dias.
Art. 220. É nula a votação:
- quando feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou
- constituída com ofensa à letra da lei;
- quando efetuada em folhas de votação falsas;
- quando realizada em dia, hora, ou local, diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas;
- quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios;
- quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135 (incluído pela Lei nº 4.961, de 04.05.1966).
Como se vê, nenhum dos casos de anulação têm a ver com votos nulos. Os arts. 221 e 222 também tratam da anulação de votação, mas apenas no âmbito da legalidade. Para simplificar, este é o parágrafo segundo do art. 77 da Constituição Federal (o último, prometo):
Ou seja, caso todos os eleitores anulem seu voto, com a exceção de um único candidato, cujo voto deposita em si mesmo, então este será eleito com 100% dos votos válidos. Portanto, é indispensável pesquisar e procurar se informar, mas principalmente tomar a iniciativa, ir atrás das coisas por si só e não decidir abrir mão tão facilmente de um direito tão importante quanto o voto, o direito político fundamental nas democracias.Art. 77, §2º Será considerado eleito Presidente o candidato que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
Agosto 09, 2006
A história de Rodriga - Parte IV
Passadas algumas horas, uma voz baixa, porém agudíssima, fez-se ouvir no ar. Ela parecia chegar cada vez mais perto e contava até três repetidas vezes, num tom ameaçador. De vez em quando, era possível ouvir um "mais rápido!" ou "esquerda!". Estranho, pensou Rodriga, e continuou admirando o horizonte...
De repente, vários pontinhos escuros começaram a aparecer, um seguido do outro, vagarosamente se aproximando. Rodriga se sentia confusa, quando ouviu novamente a vozinha ardida:
- Hoje vamos ficar por aqui, não ultrapassem o limite de dois metros! Peguem qualquer coisa com que possamos alimentar os pulgões! Vamos, vamos, vamos! Estão esperando o quê?
Formigas! Nada preso ao chão ou sofrendo por causa da seca. E eram tantas! Com certeza alguma iria ajudá-la. Gritou com todo o fôlego e esperança que ainda lhe restavam até que um grupinho chegou por ali. E lá foi a Senhora Semente de Dente-de-Leão explicar toda a sua história mais uma vez. Quando terminou, porém, ouviu risinhos abafados em vez de respostas educadas. O sangue lhe subiu à cabeça e ela perguntou, meio desesperada e meio irritada:
- Ora, o que é tão engraçado? Por que simplesmente não me ajudam de uma vez?
- A Senhora está fora do nosso raio-limítrofe, Senhora Semente de Dente-de-Leão - respondeu uma formiga mais saidinha em meio a mais risadas.
- Arre! Você está a cinco centímetros de distância! Se você desse mais cem...
Repentinamente, as formigas começaram a procurar ou, como Rodriga logo descobriu, fingir procurar. A Formiga-mestra se aproximava. Até a nossa querida semente se intimidou quando a carrancuda emparelhou com o grupinho sorridente e vociferou:
- Não acharam nada até agora? NADA? Nem uma folhinha? Nem mesmo uma sementinha? É melhor que achem alguma coisa nos próximos cinco minutos, senão nada de doces! E tenho dito!
Quando a capitã virou as costas, bastou um segundo para as formigas se entreolharem e partirem em direção à Rodriga. Num primeiro momento, ela pensou "isso aí, vamos desafiar as autoridades!", mas relembrando a bronca, especialmente a parte da sementinha, teve um bad feeling. A formiguinha atrevida foi a primeira a chegar, mas só fez incitar as outras para o trabalho sujo. Demorou um pouco, mas subitamente a menor formiga do grupo pôs Rodriga nas costas e saiu andando apressadamente de volta à área permitida. Acho que ela tinha que se auto-afirmar perante o grupo.
Depois de se exibir para a Formiga-mor, a pequena foi correndo orgulhosa guardar o seu troféu no formigueiro e ganhar uma dose extra de sacarose como prêmio. Afinal, não era todo dia que se achava uma semente-viajante-e-falante. Tudo muito legal, não fosse a consciência pesada...
Rodriga pensava nostalgicamente no sol, na Árvore, no Riacho, nos pássaros (devia ter pedido ajuda para eles...). Agora ela jazia numa masmorra escura de um formigueiro qualquer...
















